Acompanharam de perto a discussão os deputados estaduais Chico Gomes(DEM) e Helena (PT).
Um episódio nada agradável terminou por alertar a população da região a buscar celeidade no processo de regularização de suas terras no povoado Pindoba. É que segundo declarações de moradores presentes na reunião, surgiram pessoas armadas ameçando e queriam a qualquer custo tirar o povo da comunidade que ficou tensa, assustada e buscou através do Clube de Mães do povoado, o apoio da Defensoria Pública que juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Paço do Lumiar, denunciaram na Comissão de Direitos Humanos da OAB.
A população elegeu como prioridade com ação judicial buscando a regularização dessa área, a defesa e a permanência da comunidade no local com tranqüilidade sem sobressalto, sem ameaças, e no final a regularização definitiva da área.
Momentos antes de iniciar o Fórum de discussão, a presidente do Clube de Mães recebeu recado que as possíveis pessoas invasoras mandaram recado que queriam conversar, o defensor Alberto Tavares afirmou ao blog Radar Luminense que a partir de agora a conversa é com a Defensoria Pública.
Dezenas de moradores e lideranças do movimento organizado se fizeram presentes ao fórum realizado na manhã deste dia 23 de outubro, Saulo(P Sol), Inácio, Marcelo, Conselho Tutelar de Paço do Lumiar, o Presidente da Fetaema Francisco Sales, Comissão de Direitos Humanos da OAB, representante do Iterma, dentre outros.
Sentindo-se ameaçados, através do Clube de mães e demais instituições parceiras, foram até a Secretaria de Segurança Pública, após terem acionada a Defensoria Pública em conjunto com as instituições que apóiam os moradores para que fossem interpeladas as pessoas que estavam fazendo esse tipo de pressão sobre moradores da Pindoba.
Para o defensor Alberto Tavares a Pindoba é uma comunidade consolidada o que perde o sentido a possível remoção da mesma; "O direito hoje busca exatamente preservar essa necessidade que a pessoa tem de assegurar o seu espaço, e de nele permanecer, desde que em condições adequada de habitação. É o que vemos aqui, as pessoas vivem com dignidade, elas plantam, elas tem suas casas, simples, mas são casas dignas que tem condições de habitação. Aqui a luta principal é pela terra, fundamentalmente pela dignidade dessas pessoas." Destacou o defensor.
0 comentários:
Postar um comentário
GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!
Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!
"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"
NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!