TROPA DE ELITE 2 - UMA PEDRA NO SAPATO DOS POLÍTICOS!Fonte:
.::BLOG DO FERNANDO TEIXEIRA::.TROPA DE ELITE 2
TROPA DE ELITE
Boa Noite! Depois de ouvir muitas recomendações sobre o filme Tropa de Elite 2 (O Inimigo agora é outro), fui hoje ao cinema com amigos para conferir, e pude notar que pela primeira vez um filme sobre violência é narrado de forma tão nítida e contundente.
A violência e a corrupção na polícia continuam em pauta, mas desta vez a trama elabora assuntos mais ambiciosos e assustadores.
Foi além do cotidiano das favelas e dos “riquinhos” que compram drogas e financiam o tráfico no país, mesmo que usando apenas uma carreira de pó, a nova sequência começa a mostrar que o buraco é mais em cima: os políticos usufruem de qualquer situação para conquistar dinheiro e fama, e recebem apoio dos demais corruptos.
Filme com certeza superou minhas expectativas e clareou assuntos que há princípio venho estudando. Além de várias cenas, porém uma especifica me chamou atenção, na ocasião de uma CPI quando o comandante Nascimento (papel de Wagner Moura) ao depor dispara com sua coragem, em seu pronunciamento grandes revelações acusando importantíssimos políticos de serem mandantes e chefes de quadrilhas dentre outros tipos de crimes como corrupção, desencadeando várias prisões e conseqüentes mortes como queima de arquivo, o mesmo durante suas denúncias completa dizendo que de todos os deputados se existirem sete (7) com ficha limpa é muito e que até o secretário de segurança pública e governador é quem sustenta, ou melhor, está envolvido com todo sistema criminoso! Ao final do filme a imagem da esplanada dos ministérios e do congresso nacional aparecem ressurgindo mais criticas a política brasileira fechando assim com ‘chave de ouro’. Outro ponto interessante foi na sala do cinema que inúmeras vezes houve manifestações de aplausos nas cenas como, por exemplo, na CPI momento de grandes revelações e denuncias gravíssimas sobre corrupção. Mais um ponto interessante é que o filme começa pelo final, fazendo-nos tentar encaixar as peças ao longo da sessão, tentando descobrir como tudo chegou àquele ponto. É um exercício para o durante e o depois do cinema. E não é por ele começar pelo fim que já sabemos como vai terminar.
Tropa de Elite 2, mostra de fato toda estrutura criminosa incorporada na política brasileira, recomendo a todos a assistirem e extraírem suas próprias conclusões, recomendo mais ainda a assistir antes do dia das eleições, pois acredito que o mesmo irá influenciar em muito uma reflexão na hora do voto! O filme é uma pedra no sapato dos políticos!
Efeitos especiais importados, cenas de ação mirabolantes e um enredo inteligente. Mas no fundo, é muito mais. Um retrato frio e cruel, porém realista, da nossa realidade. O filme é essencial e digno de reflexão, pois a meu ver, exatamente, ou melhor, na realidade acontece aquilo e um pouco mais nos bastidores da política brasileira! Assistem e comprove!
P.S: Foi um dos melhores filmes que já assisti.
Confira o Trailer:
É verdade meu ilustre, ao assistir esse filme infelizmente se tratando da realidade "fictícia" sentimos vergonha do sistema político, mas como diz o Prof. João Ubaldo: "Precisamos de matéria prima para construir um País" Pessoas como o André Matias (André Ramiro)que possuia em seu DNA a honestidade.
ResponderExcluirSe refere a Nós. Nós é que temos que mudar! Um novo governante com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada. Temos que mudar a nossa cultura, temos que jogar os papéis no cesto, dar um bom dia quando passar por outra pessoa, parar na faixa de pedestre, atravessar um cego ou uma velhinha aonde não tiver faixa, olhar para a pessoa que estiver ao seu lado e dizer eu te amo... Isso não somente é a quebra de vícios e maledicências não educacionais que nós temos que aniquilar para então mudar. NÃO SE MUDA DE CIMA PARA BAIXO, eu aprendí no tempo da faculdade em uma cadeira chamada "Planejamento Estratégico" que a forma mais fácil de acertar é mudando a cultura, o seu eu interior, é tratar a gestão participativa de baixo para cima e os resultados serão estrandosos.
E eu acrescento: O que nos falta é Educação.