Home »
Karina Freitas Chaves
,
MCCE
,
MPE
,
Penalva
,
Promotoria de Justiça
,
Voto Consciente
» PENALVA - PROMOTORIA CRIA COMITÊ DO MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL
PENALVA - PROMOTORIA CRIA COMITÊ DO MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL
Postado Por: MOREIRA NETO As terça-feira, 7 de agosto de 2012 | terça-feira, agosto 07, 2012
A Promotoria de Justiça da Comarca de Penalva criou um comitê do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no município. A titular da promotoria, Karina Freitas Chaves, também é a idealizadora do projeto “Voto Consciente”, que está sendo desenvolvido na comarca.
O projeto conta com a adesão dos jovens da cidade, que já iniciaram encontros para discutir sobre assuntos eleitorais, como a Lei nº 9840/99 (Lei da Compra de Votos).
Para Karina Chaves, o combate à pratica de compra de votos, ao financiamento irregular de campanhas eleitorais e ao uso da máquina pública nas eleições municipais devem ser trabalhados para conscientizar o cidadão em geral, principalmente o jovem eleitor.
Para a promotora, "o eleitor precisa ter boas práticas eleitorais e conhecer os efeitos nefastos da corrupção eleitoral”. Karina Chaves ressalta a importância da transformação dos jovens pela educação. “A idéia é difundir a iniciativa a todas as comarcas do Maranhão", conclui.
Além das reuniões que vem sendo realizadas em Penalva e nos diversos povoados do município, visando difundir a campanha “Voto Consciente”, em 29 de agosto acontecerá uma audiência pública, com a presença de várias autoridades. Durante o evento, que será realizado no Grêmio da cidade de Penalva, às 16 horas, será apresentado um painel sobre o voto consciente. O objetivo é que a discussão sobre o tema leve a população a refletir sobre o assunto.
MCCE
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), criado em 2002, é uma organização da sociedade civil, integrado por 51 entidades nacionais de diversos segmentos, formando uma rede com movimentos, organizações sociais, organizações religiosas e entidades da sociedade civil.
Foi responsável pela mobilização da sociedade brasileira em favor da aprovação das duas únicas leis de iniciativa popular anti-corrupção no Brasil: a Lei nº 9.840/99 “Lei da Compra de Votos”, que permite a cassação de registros e diplomas eleitorais pela prática da compra de votos ou do uso eleitoral da máquina administrativa; e pela campanha que levou á aprovação da Lei Complementar nº 135/2010, popularmente conhecida como “Lei da Ficha Limpa”.
O MCCE Também coordenou a campanha “Corrupção Eleitoral e Saúde: Voto não tem preço. Saúde é seu direito!”. Atualmente, o Movimento trabalha com o projeto para a Reforma do Sistema Político Brasileiro – mais uma iniciativa popular.
Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA) com informações do MCCE
LEIA TAMBÉM>ASSUNTOS RELACIONADOS
Se você gostou deste artigo basta se inscrever para receber mais um grande conteúdo semelhante.
1 comentários:
GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!
Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!
"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"
NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!
Bom ter você por aqui>
Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."
ótima iniciativa esta, tanto do Ministério Público como do blogueiro que teve brilhante idéia de compartilhar. Parabéns.
ResponderExcluir