Home » , , , , » OBRIGATÓRIO? POR QUÊ?

OBRIGATÓRIO? POR QUÊ?

Postado Por: A Revista do Maranhão As quinta-feira, 25 de outubro de 2012 | quinta-feira, outubro 25, 2012

Segue texto enviado por um leitor.
Lamento ter chegado à conclusão de que o cidadão esteja escolhendo os seus candidatos muito mais com o fígado do que com a cabeça. Significa dizer que, na definição do voto, as emoções estão sendo muito mais decisivas que a razão.
Infelizmente sou compelido a comparecer à seção de votação sob pena – no caso de ausência – de incorrer nas sanções previstas em lei. A mesma lei da falácia que assegura a “democracia” e, logo adiante, se contradiz negando ao cidadão o direito de ir e vir.
Qualquer argumento usado para justificar uma atitude que não condiz com o seu pensamento incorre em contradição. Seria o mesmo que abdicar de seus conceitos em detrimento da ética. Em outras palavras, votar em um candidato – mesmo que ele não preencha os requisitos que o credencie ao cargo – com o objetivo de juntar votos para derrotar aquele que não correspondeu, reforça ainda mais a incoerência.
Um dos grandes problemas do Brasil é que nos assombra um espírito ligeiramente fascista, que inspira as pessoas a verem-se, não como cidadãos de uma república, mas como representantes de um determinado segmento social que seria detentor de certos direitos naturais.
Tornamo-nos o país das corporações, onde cada grupo seja ele profissional, racial ou simplesmente unido por interesses comuns, procura encastelar-se numa capitania hereditária e, valendo-se da autoridade do poder público, impor seus interesses de classe ao restante da sociedade.
Minha hipótese para a inércia na qual caímos, em que escândalos se sucedem sem que nada aconteça, passa pelo que os epidemiologistas chamam de saturação dos suscetíveis.
A classe média urbana politizada, um segmento que já não é tão grande assim, representaria o universo dos suscetíveis, isto é das pessoas que ligam para a política, ficam indignados com as tramóias dos governantes e, em condições normais, exigem providências cada vez que um mandatário é apanhado com a boca na botija. Ocorre que a repetição de toda sorte de esquemas de corrupção e compadrio sem que nada de mais palpável acontecesse levou à saturação dessa força de mudança social e isto, infelizmente acontece, mesmo com a revolta e a resposta nas urnas; a busca da sucessão da Presidência da Câmara, tende em expor mais um capítulo dessa novela que, segundo o “Nonato”: “caso não vença o prefeito ficará sujeito a um sistema viciado, chantagista e corrupto”.
Se o cinismo se impregnar definitivamente na vida pública, estaremos rifando as nossas chances de erigir uma “SOCIEDADE DEMOCRÁTICA COM PADRÕES DE DECÊNCIA POLÍTICA”. Já não sonho com isso para mim ou meus filhos, mas quem sabe para os netos que ainda não tenho e, SÓ POR ELES AINDA VOTO.


Sebastião

Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger