CEFRAN promove "Roda de Conversa" para tratar sobre os Direitos Constituci onais com seus alunos
Em parceria com o Sindicato das Escolas Particulares do Maranhão e o Poder Judiciário, o CEFRAN realizou na tarde ontem(09/05), no Centro Esportivo Profª Ivone, mais um evento com o objetivo de promover a cidadania dos seus alunos. Com o projeto Portal Cidadania a Dra. Luiza Madeiro Nepomuceno, juíza da 1ª vara da fazenda pública de São Luís, conversou durante horas com nossos alunos sobre os Direitos Constitucionais.
A Dra. Luiza destacou que o conhecimento é a palavra chave da sociedade e que somente através dele conseguiremos tirar do papel os direitos assegurados pela Constituição. Enfatizou que pouquíssimas pessoas realmente tem noção de seus direitos e que os gestores públicos tem o dever de respeitar os direitos do cidadão.
Igualdade entre gêneros – um dos principais assuntos abordados pela juíza onde ela enfatizou que a igualdade de direitos não pode ser algo somente formal tem que estar refletido na sociedade e esse caminho passa pela educação dos jovens de hoje para que se tenha uma sociedade mais justa e igualitária amanhã, disse ainda que em briga de marido e mulher o cidadão tem o dever de meter a colher e acionar as autoridades responsáveis sob a pena de responder por omissão.
Maioridade Penal – quando abordado este tema que atualmente tem grande destaque na mídia nacional com discussão sobre alterar ou não a idade da maioridade penal, ela ressaltou a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) dizendo que o mesmo “não veio para passar a mão na cabeça de ninguém” mas sim para garantir o tratamento da criança e do adolescente de forma igualitária independente de sua classe social, “Não existe vida de menor valor e vida de maior valor, somos todos iguais”
Ela tratou ainda sobre diversos aspectos legais que deliberam sobre o direito do cidadão como igualdade entre os gêneros, bullying na escola, Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), Lei da Transparência, chamou atenção para a importância do voto e encerrou a sua palestra com a seguinte frase: “Sociedade consciente exige agentes públicos mais comprometidos”.
Além da Diretora, Karla Oliveira e toda Coordenação do CEFRAN estiveram presentes o Sr. Raimundo Figueiredo, presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Maranhão acompanhado do Advoga do Sindicato o Dr. Edgar Sales, Adielson Araújo, Coordenador Municipal da Juventude e o Ver. Campelo, representando o Legislativo Luminense.
Ao final alguns alunos fizeram uma encenação para expor os problemas oriundos pela falta de educação numa sociedade.
0 comentários:
Postar um comentário
GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!
Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!
"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"
NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!