PRIMEIRA APRESENTAÇÃO
Jardim de Infância Inácio de Viveiros Raposo
Jardim de Infância Inácio de Viveiros Raposo
Álcool- Bebida obtida pela fermentação do açúcar contido em frutas (vinho) e grãos (cerveja) ou pela destilação do açúcar. O uso excessivo pode provocar náuseas, vômitos, tremores, dor de cabeça, liberação da agressividade, diminuição da atenção, da capacidade de concentração, bem como dos reflexos, o que aumenta o risco de acidentes. O uso prolongado pode ocasionar doenças graves como, por exemplo, cirrose no fígado e atrofia (diminuição) cerebral.
CEME - Centro Educacional Mundo Encantado
Tabaco/Cigarro – Planta que contém nicotina e é usada para fazer o cigarro. Algumas das doenças provocadas pelo cigarro: hipertensão arterial, infarto do miocárdio, aterosclerose, bronquite crônica, enfisema pulmonar, cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim, faringe, colo de útero, mama, reto, intestino e próstata. Diabetes, otite, amigdalite, osteoporose, acidente vascular cerebral, aneurisma da aorta, estomatite, aborto, linfoma, catarata, tuberculose, deslocamento precoce da placenta e sinusite, entre algumas outras.
SEGUNDA APRESENTAÇÃO
LOCAL: LARGO DO CARMO
Escola Municipal Inácio de Viveiros Raposo
Maconha - uma das drogas mais populares. É consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe. As possíveis conseqüências são: prejuízo da atenção e da memória para fatos recentes; algumas pessoas podem apresentar alucinações, sobretudo visuais. Diminuição dos reflexos, aumentando o risco de acidentes. Em altas doses, pode haver ansiedade intensa; pânico; quadros psicológicos graves (paranóia). O uso contínuo pode levar a uma síndrome amotivacional (desânimo generalizado).
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
Merla - produto grosseiro, obtido das primeiras fases de separação da cocaína, a partir do processamento das folhas da planta. Sua capacidade de causar dependência física e psicológica é muito grande e a abstinência costuma ser extremamente dificultosa. Seu efeito começa muito rapidamente em virtude da forma de uso e da capacidade do pulmão de absorver a droga. Com o uso contínuo, os efeitos são: queda dos dentes, depressão, fibrose, alucinações, dificuldade de respiração, coma e óbito.
TERCEIRA APRESENTAÇÃO
LOCAL: PRAÇA DA MATRIZ
Unidade Integrada Presidente John Kennedy
Cocaína e Crack- A cocaína é o pó produzido a partir da folha da coca, e o crack é a versão petrificada dessa droga. Altamente viciante, deteriora rapidamente o organismo do drogado, causando ansiedade, paranóia, perda da inteligência, etc.
Centro de Ensino Médio Dr. João Leitão – CEJOL
OXI - É conhecido pelo nome de “óxido” ou “oxi” é um entorpecente obtido da mistura da pasta base de cocaína com querosene, gasolina, cal virgem ou solvente usado em construções. O oxi age no sistema nervoso, proporcionando sensações variadas que dependem das características do usuário, podendo proporcionar desde prazer e alívio até angústia e paranoia. Seu uso prolongado aumenta as chances de doenças como cirrose e o acúmulo de gordura no fígado. Em suma, o oxi possui características explosivas e também é mais letal. Estima-se que os usuários de crack vivam pelo menos 5 a 6 anos, mas 30% dos usuários de oxi que poderão estar mortos depois de um ano de uso da droga.
ENCERRAMENTO
LOCAL: PRAÇA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
HORÁRIO: 10h
NOTA AOS PAIS
Os pais podem ajudar os filhos a ver que o uso de drogas os prejudica fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Já falou com seus filhos a respeito dos perigos das drogas? Para isso, talvez seja preciso você se inteirar do assunto.
É também importante estabelecer uma relação de confiança com os filhos. Você é amigo íntimo de seus filhos? Realmente os escuta? Eles se sentem à vontade para falar-lhe de problemas? Você é mais rápido em condenar do que em elogiar? Tire tempo para realmente conhecer seus filhos. Eles têm amigos? Quem são? Não receie estabelecer limites firmes ou aplicar disciplina amorosa. Além do mais, não minimize os perigos que cercam seus filhos. Complacentes, alguns pais talvez arrazoem que, uma vez que seus filhos procedem duma família bem respeitada, eles simplesmente não são do tipo dos que se envolvem com drogas. Mas, explica o Dr. José Henrique Silveira: “O traficante gosta de fazer amizade com filhos de pessoas influentes, pois isso é um bom negócio para ele.” De fato, se um jovem bem-respeitado puder ser atraído às drogas, outros jovens possivelmente seguirão o seu exemplo.
Portanto, seja realista. Aprenda a reconhecer os primeiros sinais de envolvimento com drogas. Por exemplo, será que seu filho de repente tornou-se retraído, deprimido, hostil ou obstinado? Será que inexplicavelmente afastou-se de velhos amigos ou de membros da família? Nesses casos, você pode ter motivos para se preocupar.
Lamentavelmente, apesar de esforços elogiáveis dos pais, alguns jovens ainda assim cedem à pressão e usam drogas. O que você deve fazer se isso acontecer com seu filho?
Quando o jovem usa drogas
Ao descobrir que um filho usa drogas, a primeira reação dos pais provavelmente é de ira, frustração e um sentimento de fracasso. No entanto, um boletim do Departamento de Educação, dos EUA, aconselha: “Não entre em pânico! E não se culpe. O importante agora é manter a calma [e] descobrir o que está acontecendo. O uso de drogas é um comportamento evitável. O vício de drogas é uma doença tratável.”
Sim, seja bondoso e firme, para que a situação não piore. Ficar excessivamente irritado ou frustrado pode dificultar a recuperação do filho. Também, você deseja ajudar o filho a tornar-se um adulto responsável que toma suas próprias decisões. Assim, reserve tempo para raciocinar francamente com o jovem a fim de ajudá-lo a ver os benefícios de não usar drogas. Tente extrair o que existe no coração do filho problemático, e esteja disposto a escutar.
NUNCA DESISTA!!!
0 comentários:
Postar um comentário
GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!
Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!
"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"
NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!