O governo da Colômbia está oferecendo US$ 275 mil de recompensa por informações que levem à captura dos autores do atentado com carro-bomba que atingiu as instalações da Rádio Caracol e da Agência EFE, ocorrido nesta quinta-feira (12/08), em Bogotá. O anúncio foi feito pelo presidente Juan Manuel Santos, que está no departamento de Cauca, reunido com um conselho de segurança.
A imprensa local especula que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ou grupos da extrema direita tenham participação no ataque, que está sendo tratado como atentado terrorista. "Apenas no momento em que tirarmos conclusões baseadas em evidências, e não em suposições ou preconceitos, vamos compartilhá-las com os cidadãos”, afirmou o ministro da Defesa do país, Rodrigo Rivera.
Um homem, identificado como Gustavo Ladino, se apresentou à polícia nesta sexta-feira (13/08) admitindo ter adulterado as placas e o chassi do veículo utilizado no ataque. Em interrogatório, negou participação no atentado.
Diversas organizações internacionais condenaram o ataque. A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) classificou o ato como uma “grave intimidação à liberdade de imprensa”. A Repórteres Sem Fronteiras pediu uma “investigação séria e imparcial para determinar os responsáveis por esse ato criminoso”.
Por volta das 05h30 desta quinta-feira (12/08, horário local), um veículo Chevrolet Swift, com 50 quilos de explosivos, explodiu em frente ao edifício que abriga a sede da Rádio Caracol. Segundo o último levantamento do governo, 36 pessoas ficaram feridas, todas sem gravidade, e 424 imóveis e 18 veículos sofreram danos materiais.
Nesta sesta-feira, a vigilância nas sedes de diversos veículos de comunicação em todo o país foi reforçada. “Foi redobrada a atenção nesses locais e em outras cidades do país, como medida preventiva depois do ataque”, informou o comandante da polícia colombiana, David Guzmán.
Com agências internacionais.
0 comentários:
Postar um comentário
GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!
Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!
"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"
NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!