TEN CEL PMMA FURTADO REALIZA PALESTRA

Postado Por: A Revista do Maranhão As terça-feira, 23 de abril de 2013 | terça-feira, abril 23, 2013

TEN CEL PMMA FURTADO REALIZA PALESTRA “DESMILITARIZAÇÃO DAS PMs/BMs” no X ENERP (Encontro Nacional de Praças das PMs e BMs em Salvador) no último dia 17.


 

Ao longo da trajetória das Polícias Militares como instituição, é necessário que pincemos no passado as origens das corporações policiais/bombeiros militares para que entendamos o nosso presente e possamos nos posicionar para o que queremos no futuro.


Somos instituições originadas historicamente de produtos resultantes entre os governos oligárquicos dos coronéis da guarda nacional e o governo ditatorial dos generais do Exército Brasileiro, portanto, em realidade, nunca tivemos a função de garantir direitos do cidadão, como foram preconizados nos postulados constitucionais.


Desta sorte surge um questionamento óbvio - como proteger direitos de outros, se não temos respeitados os nossos? Em realidade somos subcidadãos (pois sofremos o cerceamento às liberdades de pensamento, de expressão, de reunião, da livre atividade intelectual, de locomoção,livre associação sindical e o tolhimento os direitos de greve, filiação político-partidária, jornadas dignas de trabalho, horas extras, adicional de insalubridade, adicional noturno e outras conquistas garantidas a qualquer trabalhador brasileiro).


Desta sorte existe uma necessária reforma policial brasileira (até porque nossa atividade é eminentemente civil), buscando a transformação estrutural e cultural ora existente, tornando-se imperiosa a discussão em torno de critérios essenciais para uma nova polícia.




Há vários defensores da integração das instituições policiais brasileiras, precedendo uma possível unificação, desmilitarização ou desconstitucionalização das polícias, bem como a idéia de municipalização da segurança pública, evidenciando que a reforma é um caminho inevitável.


 


De qualquer sorte, vivemos em uma nova ordem institucional, onde o estado de direito se encontra sedimentado. Portanto, as discussões são extremamente necessárias.


A desvinculação de força auxiliar reserva do Exército Brasileiro nos conduziria a DESMILITARIZAÇÃO e assim poderíamos a exercitar os nossos lídimos direitos colocando em prática a diretriz aprovada na CONSEG: Realizar a transição da segurança pública para atividade eminentemente civil; desmilitarizar as polícias; desvincular a polícia e corpos de bombeiros das forças armadas; rever regulamentos e procedimentos disciplinares; garantir livre associação sindical, direito de greve e filiação político-partidária; criar código de ética único, respeitando a hierarquia, a disciplina e os direitos humanos; submeter irregularidades dos profissionais militares à justiça comum.


Estou certo que como qualquer instituição onde os princípios da hierarquia e disciplina estão presentes, saberemos como policiais desmilitarizados, exercer nossas funções plenamente sob uma nova ordem - a disciplina civil.

Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger