Home » , , » Manifestações e Maranhão

Manifestações e Maranhão

Postado Por: Unknown As sábado, 29 de junho de 2013 | sábado, junho 29, 2013

1) Manifestações 

A manifestação paulistana no início de junho, que pretendia apenas a redução do preço das passagens recém aumentadas pelo prefeito, transformou-se em várias outras pelo Brasil e, inclusive, no exterior. Se o tema era apenas a elevação das tarifas dos transportes coletivos, outros vieram à tona: a melhoria dos serviços públicos de saúde e educação, a questão da segurança, a cobrança da ética no exercício da coisa pública e o basta à impunidade foram alguns dos temas que se seguiram nas faixas, nos cartazes e nas vozes humanas das ruas.

Depois das manifestações pelas eleições presidenciais nos anos 80 - Diretas Já!, quase aprovada no Congresso, e que só vieram a acontecer em 1989, nas quais deixamos de eleger um Brizola, um Covas, um Ulisses, o Brasil jamais voltara a presenciar momento cívico de tamanha repercussão.

Constata-se uma diferença: as atuais manifestações não foram lideradas por organizações representativas tradicionais, a exemplo de entidades estudantis como a UNE, a UBES, os sindicatos, os partidos políticos. Estes, a bem da verdade, até foram hostilizados. Se tudo teve início com o Movimento Passe Livre (MPL), este perdera o controle na medida em que as manifestações foram ganhando vulto. Mas, creio que o resultado - a revogação do aumento, enquanto conquista de todos os paulistanos, faz com que haja um reconhecimento aos seus precursores que atiçaram o civismo brasileiro, além de provocarem o mesmo resultado em muitas outras cidades, com a não decretação de aumento ou a revogação deste no preço das tarifas por suas respectivas autoridades. 

Por que as manifestações somente acontecem agora, depois de 12 anos de era Lula-Dilma no poder federal? 

Muitas são as respostas (ou perguntas?) a perambular pelas nossas cabeças:

1. Teria tudo isto a ver com a frustração do povo brasileiro com esse modelo econômico e político que já não encontra razões de existir plenamente?

2. O discurso e a propaganda repetitiva do crescimento econômico baseados na exportação de matérias-primas, de pouca agregação de valor, além do estímulo a um consumo interno desenfreado, e que criaram uma percepção de mudança social com a nova classificação das “classes médias”, perderam eficácia no (in)consciente coletivo?

3. Ou que tudo isto se deve à piora significativa dos serviços públicos de saúde, educação, transporte e segurança?

4. Ou com a deterioração das nossas instituições, a impunidade, a manutenção de privilégios por parte dos mandatários legislativos, dos mandatários executivos, do setor judiciário, a exemplo de décimos quarto e quinto salários?

5. Ou com o diferente tratamento com a nossa natureza, com os nossos índios, com os nossos sertanejos, com os que trabalham para garantir o sustento dos seus em relação aos poderosos e oligarcas políticos e financeiros?

Não sabemos no que tudo isto irá resultar. Mas, para começo, além da revogação ou o não aumento das tarifas Brasil afora, o Congresso não aprovou a PEC 37 e tirou da gaveta outro projeto que termina com a votação secreta para algumas situações. Além da presidente embaralhar-se na questão da Constituinte, Plebiscito ou Referendo.

Mas, hoje é o grande dia da decisão final da Copa das Confederações. Brasil e Espanha serão os protagonistas. Ou, quem sabe, os torcedores? Todos estamos atentos ao que acontecerá no Maracanã. 

Lembro do maior compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, que costumava dizer que o Brasil não é vertical nem horizontal, é diagonal. 

E de outro grande compositor, Tom Jobim, dizia que o Brasil não é para principiantes e, sendo um deles, deixo as conclusões para o gênio de nossa raça: o povo!

Igor Lago
Ribeirão Preto, 30/06/2013.

2) Maranhão

MARANHÃO

Que estará passando pelas cabeças dos Sarneys e de seus dissidentes liderados pelos senhores Zé Reinaldo e Flávio Dino com a queda da dona Dilma na pesquisa Datafolha?

Torcerão e rezarão para que seja somente algo passageiro, e que o povo voltará a se deixar influenciar pelo marketing e se contentar com os programas assistencialistas?

Continuarão a lutar por cada gesto, carinho e afeto da presidente que chamam de presidenta? As benesses, os cargos, as verbas para iludir as consciências de nossos conterrâneos? A levar prefeitos a desfilar nos tapetes vermelhos de Brasília com direito a fotos para fixar a ideia de que "eu sou o poder aqui"?

Esperarão o "melhor" presidente da história do Brasil (segundo o Dino) que, diga-se de passagem, esteve escondido este tempo todo de manifestações e já embarcou para a Etiópia, a tomar o leme do barco ameaçado pelas tempestades inesperadas do clamor popular?

Ou, já começam a pensar na possibilidade de pular do barco? 

São perguntas que não querem calar...
Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger