Home » » MINISTÉRIO PÚBLICO MOTIVA AFASTAMENTO DE JUIZ

MINISTÉRIO PÚBLICO MOTIVA AFASTAMENTO DE JUIZ

Postado Por: A Revista do Maranhão As sexta-feira, 20 de agosto de 2010 | sexta-feira, agosto 20, 2010

Afastamento de juiz foi motivado por representação do Ministério Público

O afastamento imediato do juiz da Comarca de Barreirinhas, Fernando Barbosa de Oliveira Júnior, com a sua aposentadoria compulsória, aprovada na última quarta-feira pelo pleno do Tribunal de Justiça, atendeu a uma representação do Ministério Público do Maranhão.

Instaurada em 2004 pelo promotor de Justiça Francisco Teomário Serejo Silva, que à época atuava na comarca de Barreiras (atualmente ele responde pela 1ª Promotoria de Justiça de Açailândia), a representação denunciava o magistrado, entre outras condutas irregulares, pelo uso indevido do cargo para aquisição de terras públicas, inclusive envolvendo pessoas investigadas em processos criminais nos quais Fernando Barbosa figurava como juiz, a preços abaixo dos praticados pelo mercado imobiliário.

Na decisão do pleno do TJ, foi acolhido o procedimento administrativo-disciplinar, instaurado em maio de 2009, que se baseou em sindicância aberta pelo Judiciário com o objetivo de apurar os fatos narrados na representação.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, no parecer apresentado na sessão plenária do Tribunal de Justiça, declarou que o juiz, de acordo com as declarações de testemunhas e documentos colhidos durante o processo, não tem perfil adequado para o desempenho da função.

Acrescenta ainda o parecer ministerial que essa afirmativa se apóia, sobretudo, em documentação enviada pela Junta Comercial do Maranhão, que comprova que o magistrado é sócio-majoritário da empresa Lençóis de Areia Empreendimentos Turísticos Ltda. A Lei Orgânica da Magistratura Nacional, em seu artigo 36, veda ao magistrado “exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, inclusive de economia mista, exceto como acionista ou quotista”.

“Ao proceder de forma totalmente contrária à conduta irrepreensível, proba e correta na vida particular e, mais ainda, contrária aos deveres de imparcialidade e Justiça na vida pública, o magistrado Fernando Barbosa de Oliveira Júnior violou artigos da Loman e do Código de Ética da Magistratura Nacional”, finaliza o parecer ministerial.
Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger