Home » , , » ESQUECERAM OS LAGOS E CAMPOS INUNDÁVEIS DA BAIXADA OCIDENTAL DO MARANHÃO

ESQUECERAM OS LAGOS E CAMPOS INUNDÁVEIS DA BAIXADA OCIDENTAL DO MARANHÃO

Postado Por: Anônimo As sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 | sexta-feira, janeiro 07, 2011

A construção de algumas barragens necessárias para através do armazenamento da água doce beneficiar a atividade de pequenos produtores rurais na agricultura familiar, na região de Viana, Cajari, Matinha, Penalva e alguns outros municipios adjacentes, considerando alguns imprescindíveis aspectos naturais, para que o período de duração dessas construções fosse mais longo, do jeito como foram idealizadas por alguns tecnocratas do governo Jackson Lago, tecnicamente mostra varias falhas primarias, num tipo de planejamento elaborado que claramente evidencia pouca ou nenhuma seriedade com a coisa pública.

Entre o que foi apregoado em termos da construção e funcionamento dessas barragens na região dos “lagos” maranhenses, baseadas num questionável Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, comparados com um Estudos de Viabilidade Técnica, EIA e RIMA complementados com informações tecnológicas obtidas por satélite, fica evidenciada um grande diferencial, entretanto mostrando que estas barragens podem ser construídas obedecendo critérios técnicos mais responsáveis que os inicialmente idealizados, e assim devem ser construídas pelo governo Roseana Sarney.

Estranhamente, porém, o mesmo governo Jackson Lago, que festivamente apregoou a construção de barragens na região dos Lagos sob a influência do rio Maracú, de forma acintosa em relação ao que em comum mais almejava o interesse coletivo de milhares de famílias de pequenos produtores rurais da Baixada Ocidental maranhense, desprezou ele Jackson Lago depois de eleito, a construção das imprescindíveis barragens na região dos Campos Inundáveis, predominantes em termos de um diversificado potencial pesqueiro e agrícola, em alguns municipios da referida região, dentre os quais Santa Helena, Mirinzal, Serrano do Maranhão, e adjacentes.

 
Comentários esses, que bem demonstra a necessidade da urgência na construção ambientalmente correta, de barragens na região ocidental deste estado, onde existem promissores Lagos e Campos Inundáveis em termos de geração de Economia, capazes de em curto e médio prazo reverter de modo gradual a avassaladora existência da miséria extrema e de pobreza na mencionada região, se considerarmos as reais potencialidades econômicas dos seus recursos naturais existentes e ainda depois da primeira década depois de iniciado o século 21, inexplorados. Estruturas essa que inquestionavelmente, melhorariam os atuais e vergonhosos índices de desenvolvimento refletidos no modo com que tenta sobreviver uma grande parcela de populações carentes, já descrentes de administrações falidas nos municipios que integram esta região.

Com a palavra e decisão de governo, de construir barragens na região dos Lagos e dos Campos Inundáveis, cabe esta a Drª Roseana Sarney, compromissada em fazer o melhor governo de sua vida, certamente sendo beneficiária do Governo Dilma através da política do governo federal, de reverter a miséria absoluta e a pobreza em varias regiões do Brasil.

(frente comunitária da baixada e litoral ocidental do maranhão, e outros*, e-mail: frecom_baixadaelitoralocidental.ma@hotmail.com)
Compartilhe este artigo :

1 comentários:

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger