Home » » À César o que é dele; a Deus o que lhe é devido..

À César o que é dele; a Deus o que lhe é devido..

Postado Por: A Revista do Maranhão As terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 | terça-feira, fevereiro 28, 2012

Por: Sebastião Cavalcante


Houve um tempo em que falar de política na visão evangélica era falar em algo mundano, ou seja, associado ao pecado, uma visão com um pólo o de que “crente não se mete em política”. Já com a divulgação da teologia da prosperidade principalmente nas igrejas neo-pentecostais (Health and Wealth Gospel), o discurso ganhou um tom de dominação e poder, ai então, o centro da mensagem passou a ser: Nascemos para ser cabeça e não cauda”. Politicamente isso significa, a idéia de conseguir maior representatividade para conseguir concessões públicas de TV e Rádio almejando a criação de verdadeiros impérios midiáticos, ocupação de espaços públicos como Marchas para Jesus, além de posicionamento de bandeiras morais(contra o aborto e homossexualismo).


Desta forma passou-se a perceber que existem novos atores no campo político e estes são os evangélicos, que apesar de sua fragmentação institucional, existe um sentimento de “ser evangélico” que está sendo disputado pelos políticos.


Houve quase vinte milhões de votos na disputa presidencial de Anthony Garotinho, entretanto, houve escândalos como o envolvimento de vários deputados evangélicos no mensalão no ano de 2005.


Estamos em ano de eleição, muito se evoluiu e a visão mundana passou a ceder espaço à vontade de participar na mudança de um país, porém, alguns erros estão sendo escancarados em nossa frente e por isso gostaria de colocá-los, para que houvesse um debate:


1º- A mistura entre o púlpito e o palanque, existem pessoas que usam do título de pastores e bispos, buscando evidenciar seus nomes ou mesmo o nome de alguém dizendo que são homens de Deus, portanto, são dignos de serem votados pelos evangélicos. Existe aqui a meu ver um erro grave, pois, usar o púlpito como palanque, para coagir o povo a votar em um candidato evangélico, é o mesmo que usar o nome de Deus para obter vantagens eleitorais ou mesmo usar a boa fé das pessoas em benefício próprio, entre outras palavras é melhor que tais pessoas decidam se são pastores, políticos ou mesmo cabos eleitorais.


2º- Poucos são os candidatos evangélicos em nosso meio que tem uma história na comunidade, nos bairros, sindicatos empresas, ONG’S, etc, eles entram como moeda de troca para aumentar o poder da influência das denominações evangélicas, ou seja, existe uma valorização exagerada do carisma ao invés da vocação para a política e do caráter, raras também são as vezes que esclarecimentos sobre política acontecem através de seminários, oficinas ou mesmo reuniões nas igrejas, geralmente acontecem com uma simples apresentação e um belo discurso, desta forma, enfiam goela abaixo sua intenção de voto.


3º- O mundo moderno libertou o estado do domínio da religião; somente em países onde beira o fanatismo religioso é que isso ainda é visto sob o jugo do medo, entre outras palavras; com a democracia, criamos mecanismo que nos assegura a liberdade individual e coletiva. As pessoas crentes ou não, tem todo direito de se manifestar e de se expressar, mas não de governar em nome de um credo, além do mais, existem limites que brotam da ética das religiões a da igreja: A dignidade humana. Ela não é uma conquista. È inerente à vida. No caso do cristianismo um bem inegociável.


Existem em nosso meio local, muitos evangélicos que contribuem de forma direta, para o desenvolvimento da Sociedade Luminense, no entanto, por falta de apoio ou de discernimento religioso, por não terem vocação p/ a política, além de outros motivos pessoais e profissionais infelizmente, ficam de fora do quadro da disputa em nossa cidade, dentre eles, alguns fazemos questão de elencar; Promotora como a Drª Nadja Veloso e outros de atuação corajosa, Pastores com Trabalhos Sociais como o Pr. Adelman da 11, Pr. Erasmo da 12, Pr. Francisco Sales, o Técnico servidor da Procuradoria Geral da Justiça e Blogueiro Chagas Freitas, o Adielson Araújo, o advogado Wellignton Sousa, o empresário Baiano, dentre outros.


O verdadeiro evangélico sabe como Jesus agiu no templo do Senhor diante dos que o usavam indevidamente, sabe também, o que Jesus representou para os menos favorecidos, perseguidos, marginalizados e esquecidos, suas atitudes educaram, ensinaram as pessoas e combateram as ações mundanas, enfim, revolucionaram os dias de sua época e continuam revolucionando os dias de hoje.


Gostaria que tal matéria não fosse entendida como crítica a um segmento, mas como um alerta, em que forças maiores dominam os menos esclarecidos em busca de poder, ou seja, são as bases que alicerçam o ápice na figura geométrica que representa a sociedade. E em nosso meio infelizmente, existem alguns que tentam manipular intenções de votos através do “nome de Jesus”.

Compartilhe este artigo :

13 comentários:

  1. [...] Um leitor enviou um texto, e ao final faz um pedido para que não seja encarado como se  fosse uma crítica a um segmento, mas como um alerta, em que forças maiores dominam os menos esclarecidos em busca de poder, ou seja, são as bases que alicerçam o ápice na figura geométrica que representa a sociedade. E em nosso meio infelizmente, existem alguns que tentam manipular intenções de votos através do “nome de Jesus”. Leia o texto na íntegra aqui [...]

    ResponderExcluir
  2. Essa matéria deve servir de repudio os aproveitadores de igrejas não só evangélicas,mas em todas as crenças religiosas.
    Existem politiqueiros que já entenderam o poder das denominaçãos em elegerem candidato ao cargo publico.Muitos dos poliqueiros estão procurando as crenças religiosas para tirar proveito da massa existente na religião.
    A verdade é,que muitos se dizem "convertidos" ao Senhor Jesus para se auto promoverem na sociedade,com lideres religiosos e na politica.E o pior...as igrejas tem aceitado com facilidade essa questão de servirem como cabos eleitorais.

    Terei o prazer em divulgar este link no meu facebook !


    Resposta: Seja bem vindo! Ótima manifestação e apoio!
    Abraços Chagas Freitas.

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto. Sempre fui a favor de religião não deve misturar-se com política. No texto o autor fala sobre o domínio nefasto que a religião proporcionou quando estava no poder e ainda proporciona em países onde o fanatismo religioso é lei.
    Só queria corrigir uma coisa diminuta, que passa despercebida por todos: não são evangélicos, são protestantes.
    No contexto em que se fala hoje fica parecendo que existe uma Religião Evangélica, ora, a função das religiões é evangelizar logo, as religiões católica, ortodoxa, protestante, budista, muçulmana, devem evangelizar seu "rebanho".
    Reparando esse pequeno mas importante equívoco, além de chamá-los também de crentes (outro erro), aprovo e assino embaixo de todo o texto, em que o autor teve a felicidade e inspiração divina para expressar-se.

    Editoria: Obrigado Fábio Costa, ótima observação!

    ResponderExcluir
  4. Este artigo deu uma repercussao legal.

    ResponderExcluir
  5. keep sharing such ideas in the future as well. this was actually what i was looking for, and i am glad to come here!http://www.catimport.com

    ResponderExcluir
  6. bom. eu quero te agradecer por esta leitura informativa, eu realmente aprecio compartilhar seu post. acompanhar o seu trabalho

    ResponderExcluir
  7. good website. i like all pages and all comments. thanks for all!!! regards!!!http://www.kvforum.net

    ResponderExcluir
  8. so informative site! big thanks!http://www.bracketball.net

    ResponderExcluir
  9. great post! thanks for sharing!http://www.netbookasus.org

    ResponderExcluir
  10. thanks for sharing such a lovely stuff...http://www.automodelo.net

    ResponderExcluir
  11. nicely explained. it's indeed an art to stop new visitors with your attractive writing style. truly impressive and nice information. thanks for sharing.http://www.cirurgiao.net

    ResponderExcluir
  12. i love to hear your common sense strategies - especially the ones i share!http://www.casasevideo.net

    ResponderExcluir
  13. every time i want to learn something good, i access your website, because of the great structure and coherent ideas please keep providing such good information.http://www.apartamentosecasas.org

    ResponderExcluir

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger