Home » , , , , , , , » Saudação aos gladiadores

Saudação aos gladiadores

Postado Por: A Revista do Maranhão As sábado, 6 de outubro de 2012 | sábado, outubro 06, 2012

"Companheiros! Daqui a três semanas, eu estarei fazendo minha colheita. Imaginem onde estarão, e assim será. Mantenham a formação! Fiquem comigo! E se vocês se virem de repente sozinhos, cavalgando por campos verdes com o Sol batendo em seus rostos, não se preocupem. Porque vocês estarão no Elísio, e já estarão mortos!


Irmãos, o que fazemos em vida… ECOA NA ETERNIDADE!"

Assisti o filme Gladiador, de Ridley Scott, com Russel Crowe no papel do General Maximus Decimus Meridius, da Legião Félix do Império Romano, e inevitavelmente comecei a trazer o perfil de alguns dos personagens e atitudes do filme para nossa realidade. É esta a idéia que compartilho com você, neste artigo.


Historicamente falando, à época do filme Roma estava afundada em corrupção, governada pelo Imperador Marco Aurélio (ele realmente existiu). O império havia crescido demais, e para manter as fronteiras era necessário muito dinheiro, então os impostos eram exorbitantes, mas a classe mais rica conseguia viver muito bem, obrigado (poxa, como será que as pessoas comuns viviam, hein? Você já viu isso em algum lugar?


No filme, Marco Aurélio deseja que a corrupção seja varrida de Roma, e designa o General Maximus para sucedê-lo no trono, sabendo que este tinha as qualidades necessárias para manter o poder e para entregá-lo quando o Senado estivesse pronto para governar com justiça. O problema é que Marco Aurélio faz isso sem avisar seu filho Cômodo (também existiu), que muito confortavelmente esperava o pai falecer para ganhar um Império de presente. Cômodo descobre o plano, mata o pai e manda matar Maximus e sua família, que consegue escapar e se torna um escravo, sendo mais tarde comprado por um treinador de gladiadores, que o coloca para lutar. O restante do filme é sensacional, e se você não o viu vai parar de ler e assisti-lo agora.



Quintus: As pessoas deveriam saber quando estão derrotadas
Maximus: Você saberia, Quintus? Eu saberia?
[...] TEMPERANÇAFORÇA DE VONTADE e RESPONSABILIDADE permanecem, e, aliadas a seuTREINAMENTO, o alçam à condição de melhor gladiador da academia.

"(no Coliseu, Maximus e um grupo de gladiadores está se apresentando pela primeira vez, sem saber o que vão enfrentar. O narrador começa:)
Cassius: Neste dia, voltamos à abençoada antiguidade, para trazer a vocês uma recriação da segunda queda da poderosa Cartago! No planalto de Zama, estavam as hordas invencíveis do bárbaro Aníbal. Mercenários ferozes e guerreiros de todas as nações bárbaras, inclinados à destruição sem misericórdia e à conquista! Seu Imperador apresenta com orgulho… a HORDA BÁRBARA!
Maximus: (baixinho, enquanto o narrador faz a apresentação) Alguém aqui esteve no Exército? (um gladiador desconhecido responde que sim e diz que serviu sob o comando de Maximus em Vindobona)
Maximus: Você pode me ajudar. O que quer que saia destes portões, temos uma melhor chance de sobrevivência se trabalharmos juntos. Entenderam? Se ficarmos juntos, sobrevivemos!
Cassius: É com prazer que lhes apresento os Legionários de Cipião Africano!
(entram na arena vários soldados fortemente armados em bigas de guerra)"

Durante a batalha, alguns gladiadores se separam do grupo liderado por Maximus, e – adivinhem – morrem miseravelmente. Maximus comanda uma formação de proteção (um anel de escudos) que protege os gladiadores e lhes dá a chance de contra-atacar. Após uma estratégia bem urdida, os gladiadores vencem o inimigo tecnologicamente superior.


A leitura continua aqui


 
Compartilhe este artigo :

2 comentários:

  1. Você foi fundo agora.. Parabens!
    Só espero que desta vez o Máximus não chegue tão cedo aos "CAMPOS"elisios. Senão ADEUS REVOLUÇÃO E TAMBÉM ADEUS REVOLUCIONÁRIO (POIS O SENADO ESTÁ EM OUTRAS MÃOS E EM OUTRO TIME) DÂNE-SE O POVO ...

    ResponderExcluir
  2. RS! Obrigado por sua contribuição Sampaio.

    ResponderExcluir

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger