A cultura de Paço do Lumiar

Postado Por: A Revista do Maranhão As domingo, 5 de fevereiro de 2012 | domingo, fevereiro 05, 2012

No site oficial da prefeitura do município de Paço do Lumiar, contém alguns dados informativos sobre a cultura da cidade de Paço do Lumiar. Que inicia com chegada de Francisco Coelho de Carvalho a São Luís, em em 1625, na condição de primeiro governador do Estado Colonial do Maranhão, na época já existia, no local em que hoje se encontra a sede do município de Paço do Lumiar, o sítio denominado Anindiba, pertencente ao jesuíta Luís Figueira, que o recebera, por doação, de Pedro Dias e sua mulher Apolônia Bustamante. Por força da Carta Régia datada de 11 de junho de 1761, o povoado que havia urgido naquele sítio foi elevado à categoria de vila, com o nome que ainda conserva, dando-se sua implantação no ano seguinte, em solenidade presidida pelo então governador Joaquim de Melo e Póvoas. Empenhado em incentivar o desenvolvimento do lugar Melo Povoas determinou que para lá fossem transferidas algumas famílias indígenas remanescentes das antigas Missões, as quais, consideradas livres pela Lei de 6 de junho de 1755, se encontravam dispersas e ociosas. A 9 de junho de 1764, em razão do grande número de fiéis que abrigava, a vila tornou-se também Freguesia de Nossa Senhora da Luz, santa que continua sendo sua padroeira até os dias presentes. Com a divisão administrativa do Estado ocorrida em 1911. Paço do Lumiar, composto de 4 distritos, passou à condição de município, nela permanecendo até 27 de fevereiro de 1931, quando seu território foi anexado ao município de São Luís. Pelo Decreto-Lei Nº 159, de 6 de dezembro de 1938, voltou a ser um simples povoado, integrando o distrito de São José de Ribamar que , àquela época, tendo perdido sua autonomia, voltara à jurisdição da Capital. Quando o município de São José de Ribamar foi restabelecido ( Lei Nº 758, de 24 de dezembro de 1952), ficou a ele subordinada, reconquistando a condição de distrito. A 7 de dezembro de 1959, pela Lei Nº 1890 passou novamente à condição de município. Formado pelos distritos de Iguaíba, Maioba de Mocajituba, Maiobão, Mojó, Mercês, Pau Deitado,Pindoba, Pindaí, Raposa, Timbuba, Rio Grande, Riozinho, Vila São José e Vila Cafeteira, Paço do Lumiar tem sua economia fundada na agricultura e na pesca, se bem que , em razão de sua proximidade de São Luís, os setores secundário e terciário tenham tomado considerável impulso, principalmente este último, com a implantação da Jollymar (indústria de alimentos) e Marfil (fabricação de caixas d’água).


Paço do Lumiar tem sua economia fundada na agricultura e na pesca, mas, em razão de sua proximidade de São Luís, os setores secundário e terciário tomaram considerável impulso,


Seu clima é quente, mas agradável, amenizado pelos ventos que sopram do mar, sua temperatura Máxima é de 33º e mínima de 21º. Sua Área é de 121,4 km2.


Gentílico


Luminense


Significado do Nome


Em razão de sua semelhança como uma localidade de idêntica denominação existente em Portugal.


Aniversário da Cidade


14 de Janeiro


COMO CHEGAR


Localização


Norte Maranhense


Limites


São Luís (Maranhão), São José de Ribamar, Raposa (Maranhão).


Distâncias


21 km da Capital


Localizado na zona fisiográfica do litoral norte, sendo incluída na microrregião de São Luís, limita-se com são Luis, São José de Ribamar e Raposa, sua área compreende de a partir do quilometro quinze, lado esquerdo da Estrada de Rodagem São Luis-Ribamar, seguindo uma reta, acompanhando o meridiano quarenta e quatro graus e dez metros até encontrar a Paia de Olho de Porco, percorrendo em uma reta até o Oceano Atlântico. Seguindo pelo lado esquerdo da Estrada de Rodagem São Luis-Ribamar até encontrar o quilômetro vinte e sete, percorrendo em linha reta até o povoado de Timbuba e daí uma reta até a foz do rio Antonio Esteves e o oceano.


PERFIL DA PREFEITA BIA VENÂNCIO


Nascida em Anajatuba - MA, filha do pescador Sebastião Rêgo Rosa e da costureira Maria José Dutra, veio de uma família humilde. Bia Venâncio é mãe de três filhos, Jairo, Mirela e Thiago e avó da pequena Helena. E construiu uma trajetória de luta, mostrando desde cedo que tinha garra e que é uma guerreira.


Sua carreira política começou em Paço do Lumiar em 1996, quando foi eleita a vereadora mais votada do município. Ela já foi Secretaria de Desenvolvimento Social, período em que realizou um trabalho junto às crianças, idosos e pessoas carentes, ganhando a admiração e o respeito da população, que a partir de então começou a vê-la como uma grande líder e uma mulher de guerreira.


Bia se emociona todas as vezes que fala do seu amor pelo povo luminense, que adotou como família há 26 anos, quando começou a atuar no município, buscando sempre ajudar os mais necessitados. “É muito bom sair e ver que o povo me ama, me acolhe, tem segurança e esperança na minha gestão, só quero retribuir as suas expectativas e até superá-las”.


O resultado de sua trajetória de luta e determinação foi coroada no dia 05 de outubro, quando foi eleita a 1ª prefeita de toda história do município de Paço do Lumiar.


Ao assumir a prefeitura de Paço do Lumiar, em 1º de Janeiro, grandes foram as dificuldades enfrentadas, levando Bia, a decretar estado de emergência no município por 120 dias, após este prazo a prefeitura ainda encontra muitas dificuldades, devido a falta de documentação e o estado deplorável que foram encontradas algumas áreas do município. “Ser prefeita é a realização de um sonho, pois sempre imaginei que é a maior oportunidade que Deus tem me dado para cuidar das pessoas é essa, agradeço sempre, por que entendo que pela minha história de vida, estou legitimada a fazer realmente o que o povo precisa, necessita e merece” declara Bia Venâncio.

Compartilhe este artigo :

15 comentários:

  1. there are definitely some more details to take into consideration, but thanks for giving this info.http://www.aluguelcarro.org

    ResponderExcluir
  2. thanks for the nice blog. it was very useful for me. keep sharing such ideas in the future as well. this was actually what i was looking for, and i am glad to come here!http://www.pragasurbanas.net

    ResponderExcluir
  3. this is really nice...http://www.plansaude.com

    ResponderExcluir
  4. good website. i like all pages and all comments. thanks for all!!! regards!!!http://www.yugiohrpgonline.net

    ResponderExcluir
  5. good post keep posting...http://www.sitedabarbie.net

    ResponderExcluir
  6. i really appreciate the kind of topics you post here. thanks for sharing us a great information that is actually helpful. good day!http://www.corpoluna.com

    ResponderExcluir
  7. i'm going to bookmark you here so i will be able to read at your new articles whenever i want. thanks for helping.http://www.magiccampusbrasil.net

    ResponderExcluir
  8. please keep posting those great articles, your readers thank you so much for that, as we can always learn something new from your articles.http://www.descontoaocubo.net

    ResponderExcluir
  9. i'm trying to understand more about this subject, can you explain it clearer?http://www.clinicafares.net

    ResponderExcluir
  10. these kind of post are always inspiring and i prefer to read quality content so i'm happy to find many good point here in the post, writing is simply great, thank you for the posthttp://www.showdabola.com

    ResponderExcluir
  11. great articles, i hope you keep posting these nice and good examples.http://www.tekna.org

    ResponderExcluir
  12. thanks to you.http://www.bracketball.net

    ResponderExcluir
  13. great article. please keep helping us with your good ideas and your advices.http://www.imobiliariasdeimoveis.com

    ResponderExcluir
  14. wow...it's really good blog thanks for sharing. i bookmarked it.http://www.decolarpassagens.net

    ResponderExcluir
  15. everything here is absolutely awesome, posts, style, all!http://www.tapesys.com

    ResponderExcluir

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger