Home » , , » Paço do Lumiar # ações na agricultura e Pesca Familiar

Paço do Lumiar # ações na agricultura e Pesca Familiar

Postado Por: 2010 As sexta-feira, 7 de novembro de 2014 | sexta-feira, novembro 07, 2014


Semana da Agricultura e Pesca Familiar promove ações em várias comunidades

Com ações descentralizadas pelo município, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento está realizando, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), e Embrapa Cocais, atividades voltadas para agricultores, pescadores e marisqueiro, no sentido de apresentar estratégias inovadoras para o incremento da produção e da renda.


A programação faz parte do II Seminário de Agricultura e Pesca Familiar e I Semana de Agricultura e Pesca Familiar de Paço do Lumiar aberta na última segunda-feira, 03, e se estende até o dia 07 de novembro, com a posse da Comissão de Regularização Fundiária do município de Paço do Lumiar.
Pescadores e marisqueiras durante curso prático de filetagem

Agricultores do Iguaíba aprendem técnicas de produção de mudas e compostagem

Em Mocajituba, Iguaíba, Pindoba e Timbuba aconteceram ações de distribuição de mudas de plantas ornamentais e hortaliças, panfletagem sobre alimentação saudável, serviços de aferição da pressão arterial, palestras educativas nas escolas, curso de compostagem do subproduto da fibra do coco, filetagem de pescado e produção de biofertilizante e mudas.

“Este é um momento importante para todos nós produtores. Atualmente, este é um dos setores que mais cresce no município e estamos muito felizes por participar das políticas públicas voltadas à manutenção, promoção e desenvolvimento da agricultura e pesca familiar”, disse a agricultura Maria da Conceição Ferreira, presidente do COMSEA.

Durante mobilização social na MA 202, técnicos da SEMAPA, conselheiros de segurança alimentar e nutricionistas realizaram uma ação educativa sobre o valor nutricional das hortaliças, legumes, e de incentivo ao consumo de produtos orgânicos.

“O objetivo é conscientizar a população para uma alimentação saudável e apresentar os males oriundos de produtos cultivados à base de agrotóxicos e que passam por processo de industrialização. Uma boa reeducação alimentar, através do consumo de produtos naturais, prolonga a vida e previne de várias doenças”,  afirmou o coordenador da gestão Política Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão Produtiva, Raul Amate.

Técnicas Agrícolas - Durante o curso de compostagem, no Iguaíba, agricultores puderam acompanhar, na prática, a produção de mudas em viveiros e o sistema de cultivo de hortaliças protegido. As aulas aconteceram na área do projeto Hortas do Maranhão, e foram ministradas por engenheiros agrícolas da EMBRAPA COCAIS, instituição parceira do evento, no município.

Segundo a Agrônoma da SEMAPA, Tatiana Trovão, este é o momento de estreitar a relação entre técnicos agrônomos e agricultores. “Ainda existem muitos agricultores resistentes às novas tecnologias, e o Dia de Campo acontece com o objetivo de mostrar os benefícios e a forma correta de utilizá-las”, disse.

Rilton Cantanhede, agricultor da região do Iguaiba, é um exemplo dos bons resultados obtidos com o emprego de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e orientações da Secretaria Municipal de Agricultura. “Eu comecei a cultivar hortaliças sem nenhum preparo e me dei conta de que nada desenvolvia, a plantação morria, e os prejuízos eram grandes”, contou o agricultor que resolveu o problema com a ajuda de técnicos da SEMAPA, onde recebeu a orientação necessária e apoio de técnicas avançadas da preparação do solo à colheita da produção.

De acordo com a agrônoma da EMBRAPA, Rosa Lúcia, com o curso os agricultores poderão garantir o aumento da produção e da renda.





ATENÇÃO: O MELHOR DO BAIRRO


Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger