Home » , , , , , , » ENTENDA COMO FUNCIONA O CÁLCULO DO QUOCIENTE ELEITORAL E PARTIDÁRIO

ENTENDA COMO FUNCIONA O CÁLCULO DO QUOCIENTE ELEITORAL E PARTIDÁRIO

Postado Por: A Revista do Maranhão As sábado, 8 de setembro de 2012 | sábado, setembro 08, 2012

Entenda como calcular o quociente eleitoral
Para produzir este post, recorrir, à publicação do blog Rabiscos do Samuel Junior.


Na eleição para prefeito e vice-prefeito é considerado eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos (sem contar brancos e nulos). A maioria dos eleitores.


Já para vereador, quem consegue mais votos não é necessariamente eleito. Para concretizar sua eleição, o candidato depende do quociente eleitoral e partidário.


Confir ao raciocínio:


O quociente eleitoral é o resultado da divisão do número de votos válidos (todos os votos excluídos brancos e nulos), pelo de vagas a preencher no legislativo local.


O município de Paço do Lumiar, possui 47.422 eleitores. Deste total vamos admitir que em outubro 44.000 compareçam as urnas, sendo que ainda tem os votos brancos e nulos. Neste exemplo vamos supor que os votos válidos sejam extamente 44.000. Então o quociente eleitoral em Paço do Lumiar será de 2.933 votos(44.000 dividido por 15 vagas).


Só poderão concorrer à distribuição dos lugares na Câmara Municipal, os partidos e coligações que alcançarem o quociente eleitoral. Pelo exemplo deste blog, para eleger um vereador, o partido ou coligação teria que conseguir, no mínimo, 2.933 votos.


Se nenhum partido ou coligação alcançar o quociente eleitoral, até serem preenchidos todos os lugares, serão considerados eleitos os candidatos mais votados.


Agora vamos calcular o quociente partidário!


O quociente partidário é a quantidade de cadeiras que cada legenda ou coligação terá. Para calcular o quociente partidário basta dividir o número de votos que o partido ou coligação obteve pelo quociente eleitoral. Quanto mais votos a legenda ou coligação conseguir, maior será o número de cargos destinados a ela.


Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados do partido ou coligação.


Assim, fica mais fácil entender porque em Paço do Lumiar, teve na eleição anterior candidato a vereador que não ficou com a vaga.


Eis, um dos motivos de tantas conversas de bastidores antes de se concretizarem as coligações.


E aí também pode está uma explicação de alguns candidatos serem chamados como "batedor de esteira".

Compartilhe este artigo :

1 comentários:

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger