Home » , , , , » Ministério Público pede afastamento de vereador por improbidade administrativa

Ministério Público pede afastamento de vereador por improbidade administrativa

Postado Por: 2010 As quarta-feira, 19 de setembro de 2012 | quarta-feira, setembro 19, 2012

BURITICUPU - MPMA requer afastamento de vereador por improbidade administrativa

A Promotoria de Justiça de Buriticupu ingressou nesta quarta-feira, 19, com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o vereador José Mansueto de Oliveira. Na ação, o MPMA requer que a Justiça determine, em medida Liminar, o afastamento de Mansueto do cargo.

O promotor de justiça Gustavo de Oliveira Bueno recebeu do Ministério Público Federal peças de informação noticiando atos de improbidade administrativa e crime de peculato praticados pelo vereador. José Mansueto de Oliveira teria se utilizado do cargo, utilizando recursos públicos, para alugar, sem licitação, um veículo Toyota Corolla em janeiro de 2009.

Além das irregularidades existentes na contratação, o carro não era utilizado para ações do Legislativo Municipal, mas sim em uso particular do vereador e sua família, inclusive viagens de lazer a São Luís. Além do aluguel do veículo, o combustível utilizado também era pago com recursos da Câmara Municipal de Buriticupu. Notas, recibos e cheques utilizados em abastecimentos analisados pelo Ministério Público chegam a um valor superior a R$ 55 mil gastos em combustível.

Para Gustavo Bueno, os atos de José Mansueto de Oliveira lesam o patrimônio público e ferem os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e legalidade. Para o promotor, os atos também configuram crime de peculato, que está sendo apurado em inquérito policial.

Além do afastamento imediato do cargo, visando garantir o correto andamento do processo, o Ministério Público requer a condenação do vereador por improbidade administrativa, sujeito à suspensão dos direitos políticos por cinco anos, proibição de contratar ou receber qualquer benefício do Poder Público por três anos e multa no valor de, no mínimo, 50 vezes a sua remuneração.

Além disso, a promotoria pede que a Justiça condene o vereador a ressarcir aos cofres públicos o valor de R$ 55.960,00. Como medida preventiva, garantindo a quitação do débito, foi pedida também a indisponibilidade dos bens de José Mansueto de Oliveira e de sua esposa, Ana Lúcia Aguiar de Oliveira.

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger