Home » , , » Paço do Lumiar e Senai iniciam a primeira turma de cursos técnicos para pessoas com deficiência

Paço do Lumiar e Senai iniciam a primeira turma de cursos técnicos para pessoas com deficiência

Postado Por: Unknown As terça-feira, 25 de junho de 2013 | terça-feira, junho 25, 2013

Com o propósito de inserir no mercado de trabalho, jovens e adultos com deficiência, a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA) realizaram na segunda-feira (24), a aula inaugural para os 30 alunos selecionados na primeira etapa do projeto de qualificação profissional, nas áreas de bombeiro hidráulico e pintor de parede.



Acompanhados dos responsáveis, os alunos receberam as boas-vindas ao projeto, da secretária municipal de Educação, Ana Paula Pires, do procurador do município, Bruno Leonardo Rodrigues, na ocasião, representando o prefeito, Josemar Sobreiro, do presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Bruno Rodrigues, e do gerente adjunto do Senai – Cepam, Taici Gamero. A solenidade aconteceu na UEB.”Ver. Raimundo Romualdo”, no Maiobão.



A secretária de Educação Ana Paula Pires destacou o trabalho recompensador desenvolvido com os luminenses portadores de deficiência. “O dia de hoje, marca o início do processo de implantação de políticas públicas afirmativas no campo da educação profissional, visando autonomia social, moral e intelectual dessas pessoas. E essa parceria representa uma conquista para o município de Paço do Lumiar, considerando o Senai um parceiro experiente no campo da educação profissional e na certificação de cursos voltados à pessoas com deficiência, além de representar um ganho na luta contra o preconceito e discriminação”, afirmou.



Para Taici Gamero, gerente do Senai, este é um momento muito importante para o município de Paço do Lumiar, pois é a concretização de um projeto social voltado para a qualificação dos seus jovens, em especial, os portadores de deficiência, dando a eles a oportunidade de se capacitarem profissionalmente, afim de torná-los aptos para o mercado de trabalho.



“Vejo essa oportunidade, como uma experiência nova na vida do meu filho”, contou a pedagoga Maria Celeste Pacheco, mãe de Emanuel Pacheco, de 20 anos, portador de síndrome de down, e aluno do curso de pintor de parede.  




Os cursos tem carga horária de 160 horas e acontecerão no período matutino e vespertino, na UEB. “Raimundo Romualdo”.A Prefeitura e o Senai estenderam a oportunidade aos jovens de São Jose de Ribamar, e também, aos alunos da rede estadual de ensino, como parte da política intersetorial adotada pela gestão municipal.



Também estiveram presentes no evento, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Maria do Carmo Lopes, o vice-presidente do Sindicato dos Professores de Paço do Lumiar, Herberth Costa, a gestora da UEB. “Raimundo Romualdo”, Paula Nascimento, e Rosane Ferreira, diretora da Divisão de Atendimento Educacional Especializado da Semed-PL.



Dados - De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), calcula-se que no mundo existam cerca de 1 bilhão de pessoas com deficiência. Destas, 386 milhões integram a população economicamente ativa. No Brasil, os dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) evidenciam que as pessoas com deficiência representam 23,9% da população, isto é, cerca de 45 milhões e 600 mil de pessoas (IBGE, 2010). Em Paço do Lumiar, segundo o IBGE (2010), contabilizava um total de 1748 pessoas com deficiência.
Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger