Home » , , » Corregedoria Geral de Justiça apoia Semana de Conscientização para doação de órgãos # revista do Maranhão

Corregedoria Geral de Justiça apoia Semana de Conscientização para doação de órgãos # revista do Maranhão

Postado Por: Unknown As quinta-feira, 25 de setembro de 2014 | quinta-feira, setembro 25, 2014


A revista do Maranhão


Corregedoria da Justiça apoia Semana de Conscientização para Doação de Órgãos
No Maranhão a campanha é coordenada pelo Hospital da UFMA







Somente quem já precisou ou teve um familiar com a necessidade de realizar um transplante de órgão sabe da importância desse ato generoso e, acima de tudo, de humanidade. Por isso, na Semana Nacional de Conscientização para Doação de Órgãos, a Corregedoria da Justiça reforça a campanha por esse gesto de amor ao próximo.




Apesar do Brasil possuir o maior programa público de transplante do mundo, 28 mil pessoas ainda aguardam na fila a espera de um doador e quatro em cada dez brasileiros não autorizam a doação de seus órgãos após a morte. Parte desses números é explicado pela falta de informação adequada ou mesmo pela ausência de infraestrutura em alguns lugares, o que dificulta a captação, o transporte e o procedimento de transplante.






Para esclarecer o assunto e conscientizar a população sobre a importância da doação, o Ministério da Saúde esta realizando a Semana Nacional de Doação de Órgãos, que vai até o próximo sábado (27) e no Maranhão é coordenada pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA).


Dentre os estados que mais doam, São Paulo lidera a lista com 800 transplantes realizados em 2013. Rio de Janeiro, vem em segundo lugar e espera alcançar o número de 650 transplantes até dezembro de 2014. Importante destacar que o banco de órgãos é nacional, o que significa que pessoas de todos os estados podem solicitar a inclusão na fila de espera.

Há também um Registro Nacional de Doadores, que foi criado em 2000 e que tem a finalidade de cadastrar, em todo Brasil, pessoas interessadas em fazer a doação de seus órgãos após a morte. Convém lembrar que o doador recebe especial atenção por parte das equipes de saúde, como a própria realização do procedimento e o acompanhamento pós-transplante, o que inclui a manutenção de cuidados médicos e o fornecimento de medicamentos.

Maranhão – O Estado iniciou os serviços de transplantes no ano de 2000, quando criou a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, que é vinculada ao HUUFMA. Desde sua implantação, já foram realizados mais de mil transplantes de córneas e 430 de rins. Atualmente, a fila de espera no Estado é de 697 pessoas para o procedimento de córnea e outras 120 que esperam por um rim.



Segundo informações da Central, o número de transplantes no Estado ainda é pequeno devido a falta de informação da sociedade, assim como mitos e crenças relacionadas ao processo de doação. Como medida de ampliar a atuação, em 2013 o HAUUFMA credenciou o Hospital Santa Mônica, que está sediado em Imperatriz e atende a Região Sul do Maranhão, Região Norte de Tocantins e Sul do Pará.


Os interessados em obter mais informações sobre transplantes no Maranhão podem ligar para a Central de Transplantes (98) 2109-1212 ou Banco de Olhos (98) 2109-1010. A Semana conta com uma programação cheia de atividades em avenidas, universidades, shoppings da capital e finaliza no sábado com uma caminhada na Avenida Litorânea, cuja concentração está marcada para às 16h30 na Praça do Pescador.

Surpreenda-se:
Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DO TEXTO? AJUDE A DIVULGAR!

Se você divulga o conteúdo ajudando o blog, mais pessoas vão ler e comentar, incentivando um maior cuidado e atualização constante por parte da administração. Participe!

"Os comentários não refletem a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores de tais mensagens. As matérias e artigos aqui publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores, editores ou colaboradores! O comentário que contiver mensagens que viole o regulamento não será publicado!"

NÃO PUBLICAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS e principalmente quando são ofensivos!

Bom ter você por aqui>

Um ponto de encontro com as idéias dos parceiros da revista MaranhenCidades, fique a vontade para compartilhar suas idéias, sugestões são bem vindas, vamos discutir uma comunicação alternativa, mas que tenha plenas condições de se auto sustentar, foi pensando nisto que foi formulado convite para você participar da equipe de parceiros para a revista.!
"A vontade de Deus nunca irá levá-lo(a) aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo(a)."

CURTA NOSSA FAN PAGE

Popular Posts

RECEBA ATUALIZAÇÕES

PARA VOCÊ RECEBER ATUALIZAÇÕES PUBLICADAS NESTA REVISTA ONLINE! INFORME A SEGUIR SEU E-MAIL:

Entre com seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner



 
Traduzido Por: Template Para Blogger
Copyright © 2014. REVISTA MaranhenCidades
Template Created by Creating Website
Template Blogger Blogger